quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PASSO 06 - Avaliar é saber dar VALOR


As provas chegaram ao fim e está na hora de rever como foi o processo...




EU NO JOGO

Durante o desenvolvimento da PROVA 05 (Ação no Campinho) refleti muito sobre o que o jogo Guerreiros sem Armas estava significando para mim, e, principalmente como o jogo impacta na VIDA de todos, direta ou indiretamente, sobre como eu vivencie as PROVAS e em como as provas ficavam mais difíceis à medida que elas deixavam de ser INDIVIDUAIS e se tornavam COLETIVAS.

De tudo que vive, uma coisa é certeza: SUPEREI MUITOS DOS MEUS LIMITES! Sempre falei que “quando eu crescer eu vou trabalhar como professora, trabalhar na ONU e vou ajudar as pessoas”. Efetivamente eu sempre AUXILIEI as pessoas, por exemplo, fazendo doações, mas dessa vez foi diferente, foi muito mais que uma doação material, foi uma doação de tempo, de AMOR, de atenção, de RESPEITO as pessoas e ao bairro que eu moro! A pós de Jogos Cooperativos já havia me ensinado que sempre da para SER MAIS e o GSA me mostrou um pouquinho como fazer esse “MAIS”! Foi a primeira vez que eu mobilizei as pessoas para uma Ação da proporção que foi a Ação no Campinho. Eu NUNCA tinha feito nada do gênero e mesmo que poucas pessoas tenham aparecido, e esse considero o ponto fraco da Ação, considero que a REALIZAÇÃO da Ação foi um VITÓRIA!



O JOGO EM MIM

Antes de definir o Campinho como o local da Ação, visitei uma Casa Lar e lá percebi que as Ações não podiam acontecer SOMENTE porque eu estava participando de um jogo! Caiu a ficha que toda aquela movimentação além de ser o que muitos lugares, instituições, pessoas precisam, é sem dúvidas o que eu QUERO para mim! Todo o processo foi muito significativo, refletir sobre minhas ações “INDIVIDUAIS” foi importante, perceber o que dá para fazer diferente, mas as PROVAS 04 e 05 foram as mais impactantes. Quando comecei a pensar no que fazer, que sai com a minha prima para conhecer melhor o bairro, quando visitei a Casa Lar e não tive retorno positivo, quando finalmente decidimos pelo campinho... Foi tudo muito DESAFIADOR! Cheguei a pensar em não concluir as últimas provas, pois “EU NÃO DARIA CONTA”! Daí as pessoas foram aparecendo, dando conselhos, se unindo ao desafio e a Ação no Campinho começou a ganhar forma, dia, parceiros, doações... Tudo numa velocidade incrível e em 03 DIAS tudo estava combinado e pronto para acontecer!

No sábado eu só conseguia pensar que todos nós estávamos TRANS-FORMANDO aquele Campinho para o bem estar de outras pessoas! Que outras crianças, assim como a escolinha, usufruiriam daquilo tudo! Quando fui dormir sábado, após horas arrancando matinhos, pintando muro, tirando lixo, eu não conseguia ACREDITAR que o primeiro dia já tinha terminado! Eram, na verdade são ainda, tantos sentimentos que nossa... Foi tudo muito legal! Ver amigos e familiares trabalhando juntos, saber que eles também estavam ali  por amor a mim e por saber como esses movimentos tem sido cada dia mais importante e presentes para mim! Ver minha sobrinha AJUDANDO catar os lixinhos, querendo pintar os muros e ficar refletindo o que tudo aquilo significava para ela!



Domingo quando os resultados foram aparecendo e as pinturas ganhando formas eu comecei a imaginar a EMOÇÃO das crianças  quando vissem que o muro pichado era agora um muro alegre e COLORIDO! Minha família mora muito próxima a escolinha e escutou algumas crianças comentarem sobre o muro “olha vovó o muro não está mais pichado”!

Resumindo é uma mescla de sentimentos... Alegria, felicidade, alivio, sentimento de ternura e respeito por todos que me acompanharam e me apoiaram nessa caminhada, uma sensação de que isso foi só o começo, que eu posso SER MUITO MAIS, que TODOS nós podemos MUITO MAIS! O GSA me fez sentir mais viva, mais parte do mundo que eu vivo, através do jogo pude levar para tantas outras pessoas conceitos que eu acredito e tenho colocado como essenciais para o meu desenvolvimento.



MINHAS INTENÇÕES E MEU COMPROMISSO

Quero participar do GSA, pois sei que no jogo irei continuar encontrando pessoas que estão preocupadas com o rumo que o mundo vem caminhando, com a diminuição do AMOR, o aumento da GUERRA, com a indiferença, desigualdade! Sei que dá para ser diferente, que juntos todos nós sempre poderemos mais e que o que precisamos é nos lembrar disso tudo! Quero descobrir, vivenciar, brincar, fazer o bem, tudo isso de várias maneiras diferentes e de passinho em passinho MUDAR O MUNDO =)



3 comentários:

  1. glenda, que delicia acompanhar sua caminhada.
    fiquei tão feliz qnd recebi seu primeiro email, tantas coisas incomuns... que foram percebidas ao longo desse percurso, srsrs
    parabéns querida!
    e sim, isso impacta nossas vidas de um jeito muito loco! srrsrs

    ResponderExcluir
  2. ola glenda tudo bem? meu nome é julio alexandre sou de recife/PE e támbem estou na lutar para poder participar do GRS 2012. lhe desejpo boa sorte no seu trabalho abraço.

    ResponderExcluir
  3. Júlio... Que bom te ver por aqui!
    Está chegando... Daqui 26 dias \o/

    Nos vemos logo logo... Beijos

    ResponderExcluir